Análise de vibrações consiste em identificar falhas dinâmicas, através do monitoramento por condição identificado no ramo industrial por preditiva instrumentada.
Através da análise vibracional é possível detectar a existência de um desequilíbrio, um desalinhamento ou danos no rolamento. Além de um diagnóstico preciso, geralmente é possível determinar prazo necessário para intervenção sendo emergencial ou programada.
A Vantagens da utilização da técnica:
- Identificação de defeitos em máquinas rotativas, como rolamentos danificados, deficiência de lubrificação, folgas, desgastes, desalinhamentos, desbalanceamentos e etc;
- Informações sobre causas e defeitos.
- Localização dos componentes afetados.
- Otimização do processo de substituição de sobressalentes
- Planejamento das atividades de manutenção oriundas dos laudos preditivos.
O Balanceamento da SEP utiliza equipamentos portáteis e de fácil manuseio para estabelecer no campo a relação entre a vibração do equipamento sobre seus próprios suportes e o desequilíbrio residual por excentricidade de massa sobre o centro de rotação.
Com o balanceamento em campo sua empresa evita:
- Fadigas na estrutura;
- Desmontagem do equipamento;
- Aumento dos níveis de vibração;
- Aumento nos custos de manutenção;
As máquinas rotativas tendem a sofrer desalinhamentos. Máquinas alinhadas corretamente e verificadas regularmente reduzem consideravelmente os custos de operação e manutenção. Os métodos convencionais de alinhamento de eixos, como régua guia, calibre apalpador ou medidor, são muito morosos. E a qualidade dos resultados destes métodos depende da experiência do operador.
A tecnologia de ponta exclusiva dos equipamentos de medição a laser da PRUFTECHNIK assegura a mais elevada precisão e facilidade de utilização no alinhamento de eixos.
Um alinhamento exato é rentável de diversas formas:
- Menor consumo de energia
- Menor desgaste dos rolamentos
- Vedações, eixos e acoplamentos
- Sem temperaturas elevadas no rolamento e no acoplamento
- Diminuição das vibrações nos eixos e parafusos da fundação
- Redução significativa de danos nos eixos e parafusos da fundação.
A Termografia infravermelha é uma ferramenta comum usada para inspecionar e solucionar as questões energéticas e de segurança em instalações industriais. O isolamento eficaz de circuitos elétricos, vazamentos de vapor ou água, além de problemas elétricos podem ser detectados e resolvidos por meio da Termografia.
A Termografia SEP oferece:
- Aumento da confiabilidade do sistema elétrico;
- Fácil diagnóstico durante o funcionamento do equipamento;
- Antecipação de avarias elétricas precoces;
Análise de consumo de energia dos equipamentos, com estimativa do consumo e economia e permite o acompanhamento do perfil de utilização da energia ao longo do tempo, contribuindo para um melhor aproveitamento da energia comprada da concessionária.
Para o setor industrial a otimização do consumo de energia é um fator de importância na redução de custos e de questões ambientais da empresa
Análise e diagnóstico de defeitos em motores elétricos em estágio inicial.
Utiliza parâmetros de Impedância, Capacitância, Indutância, Ângulo e Tempo de Resposta da Corrente Elétrica, Análise da Corrente Elétrica, Resistência.
Atualmente 85% dos problemas em motores elétricos não são detectáveis através das técnicas convencionais.
- Curto entre espiras
- Contaminação
- Curto entre fases
- Barras trincadas
- Vazios de fundição
- Desequilíbrio magnético
- Excentricidade
- Problemas em rotores
O atendimento à Normas Regulamentadoras é condição legal para se operar equipamentos e instalações em áreas industriais.
A SEP atua com equipes técnicas habilitadas e Engenheiros com experiência para realizar Inspeção e testes conforme determinado pelo Ministério do Trabalho.
NR10: Instalações Elétricas
NR11: Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Cargas Suspensas (Pontes rolantes, talhas)
NR12: Proteção de Máquinas e Equipamentos
NR13: Caldeiras e Vasos de Pressão
NR20: Segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis
Os Ensaios Não Destrutivos (END) são ensaios realizados em materiais acabados ou semi-acabados, para verificar a existência (ou não) de descontinuidades e/ou defeitos, sem alterar suas características físicas, químicas, mecânicas ou dimensionais e sem interferir em seu uso posterior. Ou seja, são realizados testes que atestam a qualidade de uma determinada peça, sem que ela seja danificada ou inutilizada.
Estes ensaios constituem uma das principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos, contribuindo para garantir a qualidade, reduzir os custos e aumentar a confiabilidade da inspeção.
São utilizados na fabricação, construção, montagem, inspeção e manutenção, sendo largamente aplicados em soldas, em peças fundidas, forjadas, laminadas, plásticos, concretos, entre outros, nos setores petróleo/petroquímico, nuclear, aeroespacial, siderúrgico, ferroviário, naval, eletromecânico e automotivo.
Os ENDs ? Ensaios Não Destrutivos ? incluem métodos capazes de proporcionar informações a respeito do teor de defeitos de um determinado produto, das características tecnológicas de um material, ou ainda, da monitoração da degradação em serviço de componentes, equipamentos e estruturas.
Os métodos mais usuais de END são: ensaio visual, líquido penetrante, partículas magnéticas, ultrassom, radiografia (Raios X e Gama), correntes parasitas, análise de vibrações, termografia, emissão acústica, estanqueidade e análise de deformações.
Para obter resultados satisfatórios e válidos, os seguintes itens devem ser considerados como elementos fundamentais destes ensaios:
Pessoal treinado e qualificado;
Procedimento de execução de ensaios qualificados com base nas normas e critérios de aceitação perfeitamente definidos;
Equipamentos devidamente calibrados.
Técnica consiste na medição de ruídos através de emissão de ondas de alta frequência ( acima de 20.000 hz), conseguindo identificar fugas e vazamentos que não são perceptíveis à audição humana, técnica pode ser aplicada para:
- Detecção de vazamentos em tubulações de fluídos e gases;
- Identificar falhas em rolamentos de baixa rotação;
- Realizar testes de estanqueidade em tubulações;
- Verificar sistema de vapor;
- Revelar falhas de lubrificação;
- Localizar orifícios nas mangueiras do sistema de ar de veículos de grande porte.